Há uma preocupação crescente entre profissionais de marketing que é a diminuição da capacidade de atenção, mas têm a si mesmos para culpar pelo marketing push incessante. Pior, há poucas coisas que intrigam os clientes, graças à sobrecarga de informações.
Você pode influenciar os clientes chamando sua atenção por apenas dois segundos.
A natureza do seu público-alvo está mudando. Sua mensagem precisa mudar de acordo.
Ofereça valor futuro se quiser construir uma base de clientes fiéis.
A Economia da Atenção
A atenção do cliente é finita e fugaz. É difícil de capturar e ainda mais difícil de manter.
Com as interações com os clientes ocorrendo cada vez mais na internet, o tempo que as marcas têm para captar a atenção em um anúncio é incrivelmente pequeno. O anúncio médio no Facebook é visualizado por apenas 2,5 segundos por usuários de desktop. No celular, esse número cai para apenas 1,7 segundos.
Um bom número de empresas tenta contornar isso manipulando o sistema, desde o uso de anúncios impossíveis de pular até a implantação de notificações frequentes e desnecessárias em aplicativos móveis. Mas esses métodos apenas fazem com que os consumidores mudem seu comportamento em um esforço para evitar publicidade intrusiva. Eles excluem aplicativos, desenvolvem “ cegueira de banner ” e se concentram mais em encontrar uma fuga do que em se envolver com o anúncio à sua frente.
“As marcas muitas vezes querem ser tudo para todas as pessoas e, em nossa era de atenção fragmentada, mensagens vagas são fáceis de passar sem pensar duas vezes”, Isso significa que um grande criativo é mais importante do que nunca, pois é preciso habilidade e engenhosidade para articular a história de uma marca e contá-la de forma convincente em um piscar de olhos.”
A faísca instantânea
A melhor opção é destilar o argumento de venda de sua empresa em uma mensagem única e clara. É uma tarefa difícil, mas é o que nossa nova economia de atenção exige.
Embora possa parecer difícil captar a atenção do consumidor, não é impossível. Na verdade, mesmo pouca atenção traz retorno para uma marca. Você realmente só precisa levar o consumidor da pré-atenção para a baixa atenção. De acordo com a pesquisa da Nielsen, até 2 segundos de atenção podem aumentar o recall, aumentar o reconhecimento da marca e inspirar a intenção de compra. Ainda bem que os profissionais de marketing têm 2,5 segundos para trabalhar!
Então, como você realiza essa destilação e cria uma mensagem que pode inspirar e atrair consumidores em um piscar de olhos? Estes poucos passos irão ajudá-lo a começar:
1. Repense seu alvo.
Você não vai chamar e manter a atenção se suas mensagens forem irrelevantes para os espectadores. É possível que sua mensagem chegue aos olhos errados enquanto envia sinais que adiam seus dados demográficos mais valiosos.
Mulheres com mais de 40 anos, por exemplo, muitas vezes se sentem negligenciadas e incompreendidas por marcas e anunciantes. Apesar de ter grande influência sobre os gastos domésticos, esse segmento de mercado é frequentemente alvo de anúncios de maquiagem antienvelhecimento e redutores de rugas - e pouco mais. Isso pode ser devido à falta de representação nas equipes de marketing, bem como a um mal-entendido fundamental das marcas.
Sparkling Ice é uma marca que está contrariando a tendência e olhando mais de perto sua base de clientes em potencial . Ao testar e estudar o comportamento do comprador, a empresa fez conexões entre quem estava comprando seu produto e quais outros serviços ou escolhas de estilo de vida estavam em mente. Isso levou a Sparkling Ice a segmentar grupos como mulheres no programa Vigilantes do Peso ou aquelas que seguem a popular dieta cetônica - dados demográficos específicos e diferenciados que provavelmente apreciariam a mensagem da empresa.
2. Envolva as emoções.
Os clientes mais engajados e leais são aqueles que desenvolvem uma conexão emocional com uma marca. De acordo com a Harvard Business Review, esses clientes conectados emocionalmente têm cerca de duas vezes mais valor para as marcas em comparação com os clientes que estão simplesmente satisfeitos com sua compra.
Por que essa mesma conexão emocional não pode ajudar um anúncio a atrair a atenção do público?
Halo Top conseguiu. Embora grande parte do crescimento da empresa tenha vindo da influência do boca a boca, a publicidade mínima que fez a bola rolar teve uma linha de transmissão decididamente emocional. Os anúncios da empresa de sorvetes contêm uma visão cômica, mas comovente, de comer como uma pausa na dor da vida adulta, um tópico que ressoa profundamente com seu público-alvo da geração do milênio.
3. Ofereça valor futuro.
Os programas de fidelidade costumam ser vistos simplesmente como uma forma de manter os clientes atuais voltando, mas também podem trazer novos clientes. Mais importante ainda, eles incentivam os clientes a compartilhar dados com uma empresa e contar a amigos e familiares sobre a marca.
Os dados que as empresas recebem desses programas de fidelidade podem ajudá-las a criar perfis de clientes mais precisos. Por sua vez, isso os ajuda a criar anúncios melhores e mais direcionados. A Ulta Beauty, que tem um programa de fidelidade com mais de 31 milhões de usuários ativos, alcançou US$ 6,7 bilhões em receita em 2018. Isso representou um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Os dados que a Ulta obteve de clientes existentes melhoraram a qualidade de seu jogo de anúncios; as adições regulares de novas regalias mantinham as conversas boca a boca.
Comments